quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dos serviços da Segurança Social

A Segurança Social é capaz de ser um dos piores serviços deste país em termos de funcionamento. Parece ser consensual, "toda a gente sabe que os homens são feios" e que cada repartição tem "as suas regras". A uniformização de procedimentos parece ser um conceito muito indefinido, uma utopia. E isto é coisa para chatear as pessoas que se dirigem aos serviços e que querem contribuir para uma instituição que, provavelmente, nunca nos virá a dar retorno (if you know what i mean)! Dirigimo-nos aos serviços, com a papelada e o requerimento, levamos para casa um comprovativo de recebimento de documentos. Dias mais tarde, quando o pedido chega à secção distrital, enviam-nos um ofício onde nos dizem que está em falta o documento que é dado como entregue no recibo de entrega de documentos. Quando parece que nada pode ser mais confuso que isto, espantem-se, recebemos um email a pedir um segundo documento em falta. Depois desta grande "salsada", eu pergunto: primeiro: a pessoa a quem se entregou o requerimento e os documentos não sabia que havia documentos em falta? segundo: por que razão no ofício enviado não foi logo dito que, na verdadade, estavam em falta dois documentos? e terceiro: qual é que o meio de comunicação adoptado para comunicar com o cidadão, será o que dá mais jeito na altura? O que me apetecia fazer era pedir o livro de reclamações, mas sou capaz de ter 100 pessoas à minha frente quando tirar a senha e não estou para isso. Uma pessoa quer contribuir, mas a burocracia, já de si enfadonha, e esta bipolaridade dos serviços fazem-nos desesperar, perder a paciência e ter vontade de afinal não contribuir. E sim, estou indignada!

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